Finalmente o primeiro livro lido do ano e do Desafio Literário 2012 também. Iupiiiiii!!!!!!
Num dias daqueles que não temos absolutamente nada pra fazer, ficamos zapiando na tv e eis que nos surge um filme que parece valer a pena assistir. Foi num dia desses que descobri "Julie & Julia". Até então nunca tinha ouvido falar nem do filme e nem do livro, mas quando comecei a assistir e vi que o assunto era um dos meus preferidos, cozinha, não larguei mais.
Fiquei sabendo que o filme fora baseado num livro, que por sua vez tinha sido baseado no blog que a própria Julie Powell escrevia enquanto enloquecia com o "Projeto Julie/Julia".
Desde então fiquei curiosa pra ler o livro, e quando surgiu o tema gastronomia no Desafio Literário, não pensei duas vezes em qual seria o meu escolhido.
Mas quem é Julie Powell? O que é o "Projeto Julie/Julia"? E essa Julia, afinal?
Julie Powell era uma secretária nos EUA, infeliz com sua vida medíocre, resolve entrar em uma loucura, o "Projeto Julie/Julie", que consistia em fazer durante 365 dias as 524 receitas do livro de culinária francesa de Julia Child "Mastering the Art of French Cooking - volume 1".
O livro "Julie & Julia" por si só rende boas risadas, o filme então, nem se fala. Geralmente os livros são bem melhores que os filmes, mas nesse caso tenho que ser justa. Não sei se isso aconteceu porque pela primeira vez eu fiz o caminho inverso, assisti e depois li, mas os dois me encantaram de formas diferentes. Também tem o fato de o livro ser sobre gastronomia, o que na minha opinião se encaixa mais com as imagens propriamente ditas do que com nossa imaginação. Enfim, os dois valem muito a pena, e em qualquer ordem, na verdade um acrescenta ao outro.
Admiro a coragem de Julie, mesmo amando cozinha eu não seria capaz de fazer o que ela fez, mas foi essa coragem que a salvou da vida que levava. Hoje ela não é mais secretária e sim uma escritora, famosa, e creio que conseguiu sair do tédio em que vivia e dar um sentido a sua vida, graças à Julia Child e ao "Projeto Julie/Julia).
"Não tenho direito algum sobre os feitos dessa mulher(Julia Child), a não ser os direitos que tem alguém que se estava afogando sobre a pessoa que a tirou do mar."
Julie Powell