quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2012



Neste ano que se aproxima terei muitos desafios pela frente, faculdade, inglês e, como se não bastasse, resolvi entrar no Desafio Literário 2012.

2011 foi um ano de descobertas para mim, descobri que eu não queria, e nem quero, ser jornalista, redescobri os livros e me apaixonei ainda mais por eles, descobri os blogs (pasmem, eu não os conhecia) e a quantidade de pessoas, nessa imensidão chamada internet, que gostam das mesmas coisas que eu, quase descobri o que realmente quero fazer da minha vida, enfim, em meio à todas essas descobertas o Desafio Literário foi uma delas.

Funciona assim, os participantes tem que fazer uma lista com no mínimo 12 livros para serem lidos durante o ano, respeitando o tema de cada mês, além disso cada livro lido tem que ser resenhado e enviado para os organizadores do Desafio, no caso de quem tem blog é só publicar.  No final do ano tem até um sorteio pra quem conseguiu cumprir a meta dos 12 livros.

Como meu ano de 2012 será corrido e eu tenho medo que meu volume de leitura, que já não é aquelas coisas, caia bastante, resolvi entrar nessa onda, pelo menos 12 livros, fora os da faculdade, vou conseguir ler.

Vamos aos meus eleitos

Janeiro - Literatura Gastronômica
Mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.  ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.


*Julie e Julia (Julie Powell)


Fevereiro - Nome Próprio (de pessoas)
Existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!

Nesse mês tenho bastante opções:

*Marina (Carlos Ruiz Zafón)
*Emma (Jane Austen)
*Jane Eyre (Charlotte Bronte)
*Anna Karênina (Leo Tolstói)


Março - Serial Killer
O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.


*Os crimes ABC (Agatha Christie)
*O Perfume (Patrick Suskind)


Abril - Escritor(a) oriental
Que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc...


*A Casa das Belas Adormecidas (Yasunari Kawabata) - Japão
*Mar de papoulas (Amitav Ghosh) - Índia


Maio - Fatos Históricos
Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias. 


*Aqueles que nos salvaram (Jenna Blum) - 2° Guerra Mundial



Junho - Viagem no tempo
Romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado  ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora. 


*Contato (Carl Sagan)


Julho - Prêmio Jabuti
Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e  Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções:  Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio. Clique no link abaixo e pesquise:  http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/edicoes-anteriores/ 


*A hora da estrela (Clarice Lispector) - Romance 1978
*Estação Carandiru (Dráuzio Varella) - Livro do ano 2000
*O silêncio da chuva (Luís Alfredo Garcia-Roza) - Romance 1997


Agosto - Terror
O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem...) como as narrativas com personagens humanos.


*A volta do parafuso (Henry James)
*Contos do terror (Edgar Allan Poe)


Setembro - Mitologia Universal
Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc...).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.


*As crônicas de Nárnia (C. S. Lewis)


Outubro - Graphic Novel 
Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.


*Persépolis (Marjani Satrapi)


Novembro - Escritor(a) africano
Que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.


*Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (Mia Couto) - Moçambique
*Vida e época de Michael K (J. M. Coetzee) - Cidade do Cabo


Dezembro - Poesia
A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias..., em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)


*Em alguma parte alguma (Ferreira Gullar)

4 comentários:

Letícia Estella de Lima disse...

Também vou participar do DL e vim aqui dar uma olhadinha na sua lista =D

Também vou ler Marina, vi umas críticas muito bacanas e estou muito ansiosa. As Crônicas de Nárnia eu já li, e sem palavras... vale cada página!

Boa leitura!

Carol Bauer disse...

Oi Letícia.

Que bom que está participando do Desafio, podemos ir conversando sobre os mesmos livros que vamos ler.

As crônicas de Nárnia eu já comecei a ler, mas não cheguei a terminar, agora é miha oportunidade.

Bjinhos
Carol

Kelly Barros disse...

Eu resolvi não participar desse Desafio [embora eu estivesse muito entusiasmada com desafios] porque já tem tanto livro que eu gosto de ler mas não se enquadra no desafio, achei que ia ser muita coisa pra ler e eu não ia dar conta. Mas que dê certo pra você. Beijos

Carol Bauer disse...

Oi Kelly,

Obrigada por visitar meu blog.
Confesso que fiquei com um pouco de receio de participar do Desafio Literário, mas gosto de desafios e acho que vou curtir esse. A melhor coisa pra mim é poder sair da minha "zona de conforto" e ler coisas novas.

Bjinhos
Carol