sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

#DL 2012 - Julie & Julia (Julie Powell)

Finalmente o primeiro livro lido do ano e do Desafio Literário 2012 também. Iupiiiiii!!!!!!

Num dias daqueles que não temos absolutamente nada pra fazer, ficamos zapiando na tv e eis que nos surge um filme que parece valer a pena assistir. Foi num dia desses que descobri "Julie & Julia". Até então nunca tinha ouvido falar nem do filme e nem do livro, mas quando comecei a assistir e vi que o assunto era um dos meus preferidos, cozinha, não larguei mais.

Fiquei sabendo que o filme fora baseado num livro, que por sua vez tinha sido baseado no blog que a própria Julie Powell escrevia enquanto enloquecia com o "Projeto Julie/Julia".

Desde então fiquei curiosa pra ler o livro, e quando surgiu o tema gastronomia no Desafio Literário, não pensei duas vezes em qual seria o meu escolhido.

Mas quem é Julie Powell? O que é o "Projeto Julie/Julia"? E essa Julia, afinal? 

Julie Powell era uma secretária nos EUA, infeliz com sua vida medíocre, resolve entrar em uma loucura, o "Projeto Julie/Julie", que consistia em fazer durante 365 dias as 524 receitas do livro de culinária francesa de Julia Child "Mastering the Art of French Cooking - volume 1".


O livro "Julie & Julia" por si só rende boas risadas, o filme então, nem se fala. Geralmente os livros são bem melhores que os filmes, mas nesse caso tenho que ser justa. Não sei se isso aconteceu porque pela primeira vez eu fiz o caminho inverso, assisti e depois li, mas os dois me encantaram de formas diferentes. Também tem o fato de o livro ser sobre gastronomia, o que na minha opinião se encaixa mais com as imagens propriamente ditas do que com nossa imaginação. Enfim, os dois valem muito a pena, e em qualquer ordem, na verdade um acrescenta ao outro.

Admiro a coragem de Julie, mesmo amando cozinha eu não seria capaz de fazer o que ela fez, mas foi essa coragem que a salvou da vida que levava. Hoje ela não é mais secretária e sim uma escritora, famosa, e creio que conseguiu sair do tédio em que vivia e dar um sentido a sua vida, graças à Julia Child e ao "Projeto Julie/Julia).

"Não tenho direito algum sobre os feitos dessa mulher(Julia Child), a não ser os direitos que tem alguém que se estava afogando sobre a pessoa que a tirou do mar."

Julie Powell


8 comentários:

Nathália Pedroza disse...

Nossa seu post ficou muito bom!!! Eu tbm estou a ler Julia & Julie para o desafio literário e estou amando, mas ao contrario de você eu ainda não vi o filme.

estrela-black.blogspot.com

Kelly Barros disse...

Que bacana, eu não tinha ideia de que era sobre isso que o livro e filme tratavam. Deve mesmo ser uma boa história. Que nota você daria pro livro? Beijos

Carol Bauer disse...

Natalie,

Que bom que gostou do post, fico mto feliz e gratificada. Espero que continue me visitando.

Kelly,

A história do livro é ótima, se tiver oportunidade leia, ou pelo menos vê o filme, vale muito a pena.

Acho que de 1 a 10, a minha nota é 8,5 pro livro.

Bjinhos
Carol

Kelly Barros disse...

Ah obrigada Carol, é porque eu sou uma pessoa muito pão dura [confesso] E se eu fosse comprar todos os livros que as pessoas indicam eu não ia ter dinheiro pra comer. Por isso perguntei a nota, pra saber o quanto você gostou. Quanto mais a pessoa gosta, mais vale a pena comprar né?
Estou ansiosa pelas próximas resenhas.
Vou voltar sim, e vou colocar seu link no meu blogroll pra me lembrar sempre.
Bjos

Unknown disse...

Oi Carol!

Eu andava meio hesitante com esse livro, apesar de tê-lo cogitado para o Desafio Literário. Mas resenhas como a sua tem começado a mudar a minha visão sobre ele, quem sabe eu não encaro?

Parabéns pela resenha!
Beijos!

Vivi disse...

È acho que o problema é comigo...todo mundo lendo e gostando, e eu não consegui passar dos dois primeiros capítulos. Abandonei e escolhi ler outro no lugar dele. Vou deixar passar um tempo para, então, relê-lo. Valeu!

Anônimo disse...

E', parece que Julie & Julia e' o "brigadeiro" de Janeiro 2012!!!!

Daniela! disse...

Eu também li esse livro para o DL 2012 e fiquei encantada com ele. Ri muito, chorei um pouquinho com o final e em alguns trechos tbm. Achei que Julie cresceu com esse projeto, mudou de vida e ouso dizer que eu cresci um pouquinho e mudei um pouquinho lendo esse livro.