segunda-feira, 30 de abril de 2012

#DL 2012 - Não me abandone jamais (Kazuo Ishiguro)

Kathy está prestes a tornar-se doadora, e supondo que finalmente poderá descansar após 11 anos como cuidadora, relembra sua vida: A infância e adolescência passadas no internato Hailsham,  seus amigos Ruth e Tommy, o Casario e finalmente, sua trajetória como cuidadora.

O livro é basicamente isso, as memórias de Kathy. Para mim foi como se ela estivesse me contando pessoalmente toda a história de sua vida, numa conversa em um dia de chuva.

A linguagem usada nos leva a querer ouvir mais dessa conversa, mesmo que nada de muito interessante aconteça. Coisas tão banais da vida da Kathy acabam tendo importância para nós, como tinham para ela, e assim vamos nos envolvendo e perguntando: e aí? o que aconteceu depois?

A gente vai seguindo na leitura, onde achamos que nada demais irá acontecer, até que em um certo momento levamos um soco no estômago. Sinceramente, nunca fiquei tão triste ao ler um livro. Há uma conversa esclarecedora perto do final, onde passamos a entender vários porquês surgidos durante a história. Aquilo para mim foi muito real, e foi isso que me fez ficar tão triste. Será que aquela conversa um dia poderá acontecer? Isso resume mais ou menos o que senti, sem me arriscar a dar spoilers.

"Não consigo parar de pensar nesse rio, não sei onde, cujas águas se movem com uma velocidade impressionante. E nas duas pessoas dentro da água, tentando se segurar uma na outra, se agarrando o máximo que podem, mas no fim não dá mais. A corrente é muito forte. Eles precisam se soltar, se separar."

P.S. Praticamente todas as resenhas e sinopses deste livro contam o que não deveriam contar. Eu não entendo o porquê disso, se na maioria das vezes a parte mais legal da história é a surpresa de descobrir algum mistério. O livro não tem muitos momentos emocionantes, por isso foi uma pena eu saber de alguns detalhes antes da hora, talvez até por esse motivo eu tenha desanimado um pouco no meio da história. Enfim, NÃO LEIAM SINOPSES, vocês vão perder grande parte da "graça" do livro. 

2 comentários:

Kelly Barros disse...

Poxa, que chato hein?! Eu também odeio quando vejo spoilers ou até mesmo a sinopse fala demais.

O último livro que eu li, a sinopse revelava meio que o final do livro :s
mas a graça toda foi ver como as coisas iam acontecendo e levando os personagens para aquele rumo que eu já sabia que ia acontecer, e tiveram algumas surpresas, e me despertou muito a curiosidade, eu lia desenfreadamente. Acho que foi exceção, bjos

www.comchocolatequente.blogspot.com

Kelly Barros disse...

Respondendo ao seu comentário no meu blog: Imagina, obrigada por comentar e eu indiquei o seu porque realmente gosto do seu blog :D Bjos

www.comchocolatequente.blogspot.com