sexta-feira, 16 de março de 2012

#DL 2012 - Os crimes ABC (Agatha Christie)


Agatha Christie é a rainha do romance policial, isso é um fato. Todos os livros que li dela até hoje tem finais surpreendentes e inimagináveis para nós, reles mortais. Geralmente não é uma leitura difícil e, na grande maioria das vezes, nos envolvemos nos mistérios como se fossemos o próprio Hercule Poirot em busca das soluções dos crimes.

Infelizmente, e pela primeira vez, não gostei de um livro da Agatha Christie. Ao fazer minha lista para o Desafio Literário supus que, escolhendo um livro dela minhas probabilidades de errar eram muito pequenas,  um terreno seguro para mim. Eu estava errada. Não é que o livro seja ruim, pelo contrário, só acho que não estava num momento muito bom para crimes e suspense, mas vamos à história.

Em "Os crimes ABC" nosso detetive e protagonista Hercule Poirot já está se aposentando, no entanto um assassino resolve, a primeira vista, desafia-lo com seus crimes. O dia e local de cada assassinato é anunciado através de cartas assinadas por ABC e essa mesma lógica é usada por ele ao cometer os crimes, o nome da cidade e das vítimas sempre segue a ordem alfabética, mesmo que elas não tenham nada em comum entre si e a escolha pareça ser aleatória.

O fato das cartas serem destinadas a Poirot é o que mais o intriga, além da ousadia do criminoso, ao se arriscar noticiando seus crimes e mesmo assim não sendo pego pela polícia. Estaria o assassino matando as pessoas exclusimente com o fim de desafiar Poirot? Seria um louco, capaz de matar pessoas inocentes de forma fria e premeditada só para ter o prazer de ver o famoso detetive fracassar? Qual a motivação do criminoso ao matar pessoas sem ligação alguma? São essas perguntas que rondam a mente de Poirot e sofremos com ele até que o mistério seja finalmente solucionado.

Para quem quiser tirar suas próprias conclusões pode baixar o livro aqui.

2 comentários:

Vivi disse...

Não li essa da Agatha Christie. Realmente, o estado de ânimo influencia bastante na apreciação de um livro. Boas leituras para a próxima vez. :)

livroseoutrasfelicidades disse...

Sabe que eu gostei?
Talvez tenha sido porque vc não estava no "clima". Ou a história realmente não te prendeu.