quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ler (2)



Já me perguntaram como consigo ler o mesmo livro várias vezes. Hoje descobri a resposta.

Além, é claro, de ter uma memória muito ruim e esquecer das histórias que tanto me envolveram após alguns meses depois de lidas, também há um outro motivo.

Descobri que amo ler, em seu sentido mais literal. Amo ler as palavras e expressões como são escritas e sentir a emoção que cada frase me provoca. Mesmo sabendo o que vai acontecer no final: se o casal vai ficar junto ou não, se um desejo enfim se realizará, se tudo dará certo ou errado. Creio que na primeira leitura todos essas curiosidades são de extrema importância, mas após saber tudo o que acontece posso, nas próximas leituras, saborear as palavras e a forma como elas são escritas de uma forma toda especial. Talvez o final até deixe de importar nesse momento e o que realmente passa a valer é cada palavra percorrida pelos meus olhos.

Posso ler o mesmo livro mil vezes, apesar de nunca ter experimentado tal feito, e sei que ele sempre me causará emoções. A história importa, mas o que realmente me fascina é o modo como ela é contada.

Nenhum comentário: